Tradições de Natal em Portugal: você encontrará magia e tradição.
828
post-template-default,single,single-post,postid-828,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive
 

Tradições de Natal em Portugal.

Tradições de Natal em Portugal - Oporto

Tradições de Natal em Portugal.

Em Portugal, existem centenas de diferentes tradições de Natal. Alguns baseados em lendas e rituais são comemorados pelo povo do norte, herdeiras das antigas tradições normandas inspiradas nas valquírias e druidas.

As festividades do centro e do sul do país obedecem em maior medida aos ritos religiosos católicos: presépios, missas, adorações, entre outros. O elemento que não falta em nenhum canto do Natal português é o fogo, símbolo do triunfo da luz diante das trevas.

Tradições de Natal em Portugal:

A missa do galo

A tradição cristã de Portugal marca as celebrações de Natal. É costume participar da véspera de Natal na missa do galo e encerrar esta celebração beijando os pés de uma figura do menino Jesus. Após os cultos religiosos, as pessoas saem para queimar o toco de Natal.

Fogueiras na véspera de Natal

Com diferentes rituais, os tocos queimam na véspera de Natal em todas as regiões de Portugal. A queima de lenha ou tocos de Natal é uma tradição de raízes remotas, que representam o triunfo da luz sobre a escuridão. Há uma crença de que quanto maior o tronco e quanto mais tempo ele queima, melhor será a colheita de Ano Novo.

Sem três Reis Magos, mas com o portal de Belém

Apesar de ser um país de tradição católica, as crianças não são trazidas pelos Reis Magos, mas “Pai Natal” na véspera de Natal. «Pai Natal» deixa os presentes ao lado do portal de Belém. Uma vez que as figuras tradicionais e os portais vivos que representam cenas do nascimento de Jesus proliferam em todos os cantos de Portugal.

A farinha atravessa Benquerença

Em Benquerença, a Missa do Galo não é comemorada. Em vez disso, as meninas e os meninos andam pelas ruas com pratos de farinha desenhando cruzes brancas nas portas das casas. A tradição conta que esse costume foi dado pelos soldados de Herodes em busca de Jesus pelas ruas de Belém.

Ele deu a porta do lugar onde a Virgem Maria estava escondida com o Menino Jesus. Ele marcou com farinha antes de pedir ajuda. Quando voltou com o resto do soldado, descobriu horrorizado que todas as portas da rua estavam marcadas com o mesmo sinal.

Tradições de Natal em Portugal: você encontrará magia e tradição.

Aproveite essas belas tradições de Natal em sua viagem a Portugal em dezembro e aproveite ao máximo sua estadia com a Tours em Portugal.



×